TDAH.jpg

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas que acomete cerca de 3% a 5% das crianças em diferentes regiões do mundo. A desatenção, a impulsividade e a inquietude, são os sintomas que caracterizam o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, que ocorre na infância e, geralmente, acompanha a pessoa por toda a vida.

O TDAH se caracteriza pela combinação dos sintomas de desatenção e hiperatividade-impulsividade. Geralmente, os sintomas são percebidos na escola e no relacionamento com os outros, pois as crianças são estigmatizadas como “dispersas”, “avoadas” ou inquietas.

Em adultos, é possível observar problemas de desatenção no âmbito do trabalho, social e em sua organização pessoal. Frequentemente, os adultos diagnosticados com o TDAH são inquietos e impulsivos, trazendo prejuízos significativos em sua organização e no relacionamento interpessoal. O TDAH pode apresentar comorbidades associados à patologia, como a dependência química, transtorno de ansiedade e depressão.

Acredita-se que em torno de 60% das crianças com TDAH ingressarão na vida adulta com alguns dos sintomas, porém em menor número do que apresentavam quando eram crianças ou adolescentes.

O diagnóstico pode ser feito através da procura de um profissional especializado e multidisciplinar, como o psiquiatra, neurologista e psicólogo. A psicoterapia pode ajudar o paciente a compreender suas dificuldades e assim, criar novas possibilidades de aceitação e enfrentamento.

*O texto é apenas informativo e não substitui o atendimento psicoterápico oferecido pelo psicólogo.

Bibliografia:

www.tdah.org.br