Sessão de terapia

SOBRE A PSICANÁLISE

A psicanálise é usada para se referir a uma teoria, a um método de investigação e uma prática profissional desenvolvida pelo médico Sigmund Freud, nascido em 1856.

Em seus atendimentos a pacientes neuróticos, Freud descobriu que os pensamentos, as fantasias, os sonhos e a fala tinham relação direta com os sintomas que as pacientes apresentavam.

Percebeu que o sujeito através da repressão e da resistência encobria da consciência uma idéia, acontecimento ou representação insuportável e dolorosa a ele, permanecendo no mundo inconsciente do paciente gerando conflitos psíquicos e emocionais.

Freud quebrou todas as barreiras da ciência afirmando que o homem é formado por uma consciência e uma parte inconsciente que atua de forma independente da outra, sendo responsáveis pelas ações, sentimentos, e pensamentos. Então propôs a associação livre (falar o que vier a mente) como método para acessar os conteúdos inconscientes e entrar em contato com o mundo interno e subjetivo de cada um.

O objetivo da psicanálise é propiciar a ampliação da mente, tornando acessíveis seus conteúdos conscientes e inconscientes, podendo assim transformar e reduzir os sintomas trazidos pelos pacientes.

É através da fala do paciente e a intervenção necessária do terapeuta, que as experiências traumáticas e reprimidas são reduzidas e compreendidas colaborando com o processo de transformação.

"Volte seus olhos para dentro, contemple suas próprias profundezas, aprenda primeiro a conhecer-se! Então, compreenderá por que está destinado a ficar doente e, talvez, evite adoecer no futuro."  (Freud, 1917)

Bibliografia:

FREUD, S. (1912). Recomendações aos médicos que exercem a Psicanálise. In.:FREUD, S. O Caso Schereber, artigos sobre técnica e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1911-1913