Thinking%20Man%20on%20Couch_edited.jpg

DEPRESSÃO

A depressão é uma doença que compromete o corpo, humor e pensamento. É caracterizada por um conjunto de alterações emocionais, comportamentais e de pensamento que afeta o cotidiano da pessoa até em situações mais simples, como se alimentar e dormir.

Apesar do sentimento de tristeza que acompanha a depressão, ela por si só não é ponto crucial para o diagnóstico. A tristeza é um sentimento que expressa desânimo, frustração e que todos estamos sujeitos, porém em demasia e sem tratamento pode acarretar a um quadro depressivo.

A depressão pode se manifestar em sintomas físicos como dores no corpo, palpitações, fadiga, dores abdominais que não são constatadas por exames médicos. Além de causar sintomas físicos, a depressão pode determinar ou agravar doenças já existentes e os sintomas podem durar semanas, meses ou anos.

Outros sintomas são: alteração no sono e no apetite, perda da capacidade de sentir prazer, alterações na vida amorosa e sexual, sentimento de culpa, perda de energia (quase todos os dias), alteração da concentração, alteração na memória, e sentimento de culpa, acompanhadas de pessimismo, baixa autoestima, tendência em generalizar os pensamentos negativos, insegurança e idéias de morte.

As causas da depressão são variadas, sabe-se que o estresse, mudanças bruscas na vida do sujeito, perdas significativas, traumas, solidão, entre outros são alguns dos fatores que podem corroborar para o transtorno.

Para o diagnóstico do quadro depressivo leva-se em consideração a influência de fatores psicológicos, hereditários (predisposição familiar), e um desequilíbrio na comunicação entre os neurônios no controle do estado de humor. Por isso, em diversas situações o tratamento pode ser medicamentoso (indicado e avaliado com o psiquiatra), e acompanhado pelo psicólogo.

Muitos ainda acham que uma pessoa que apresenta tais sintomas é preguiçosa e não se esforça para a mudança, porém cabe ressaltar que a depressão é uma doença que acomete o paciente emocionalmente e fisicamente, e seu tratamento deve ser avaliado concomitantemente pelo psiquiatra e psicólogo.

*O texto é apenas informativo e não substitui o atendimento psicoterápico oferecido pelo psicólogo.