top of page
Homem pensativo

BULLYING

O Bullying vem sendo um tema bastante discutido na mídia e entre os profissionais especializados na área da saúde e educação, por ser uma forma de abuso psicológico, físico e social causando forte sofrimento e consequências às vitimas.

 

O termo Bullying tem origem na palavra inglesa “bully” que tem como significado “valentão, brigão”, a palavra não tem uma tradução exata, mas é entendido como ameaça, assédio moral, humilhação e intimidação. É caracterizado pelo assédio, intimidação, agressões intencionais verbais, físicas ou psicológicas que acontecem de forma repetitiva em qualquer contexto social. Ao contrário do que se pensam, o bullying pode estar presente tanto nas escolas como em universidades, locais de trabalho, na família, e entre outros locais.

 

O conceito é mais amplo, pois o Bullying é agressivo e ocorre com a combinação entre a intimidação e humilhação sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder entre as partes envolvidas. Tal situação pode trazer consequências drásticas a vida da vítima, uma vez que a vítima pode apresentar doenças psicossomáticas frente ao intenso sofrimento vivido. Os sintomas mais comuns são a depressão, baixa autoestima, dificuldades no relacionamento interpessoal, isolamento, e transtornos de ansiedade.


A psicoterapia pode auxiliar a vítima a compreender e a elaborar a situação vivenciada e assim, dar um novo significado ao sofrimento vivido criando novas perspectivas de enfrentamento e retomada de um novo olhar.


 

*O texto é apenas informativo e não substitui o atendimento psicoterápico oferecido pelo psicólogo.

bottom of page